MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO: JUAN JOSÉ CAMPANELLA

« voltar

MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO: JUAN JOSÉ CAMPANELLA

Juan José Campanella (Buenos Aires, 19 de julho de 1959) é um diretor de cinema argentino vencedor do Oscar e ganhador de dois prêmios Emmy. Desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos onde trabalhou em séries com Law & Order, Dr. House e 30 Rock. Alguns dos seus principais filmes serão exibidos nesta Mostra de Cinema Argentino, parceria com a FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA.

Dia 27/02, sexta-feira às 19h

O SEGREDO DOS TEUS OLHOS (2009, 127’)
Baseado no livro La Pregunta de sus Ojos, de Eduardo Sacheri., foi o segundo filme latino-americano a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.


Dia 28/02, sábado às 19h (2004, 143´)

CLUBE DA LUA
Luna de Avellaneda é um clube de dança fundado em Buenos Aires na década de 1940. Durante mais de 40 anos diversos clubes como este funcionaram nos bairros da capital argentina, trazendo diversão e vida social para seus habitantes. A crise financeira dos anos 90, porém, fez com que estes clubes começassem a fechar suas portas. Ameaçado pela falta de clientes, o Avellaneda enfrenta sua maior crise. À beira da falência, os descendentes de seus fundadores se unem para evitar o pior: a transformação do clube em um casino.

Dia 1º/03, domingo às 17h

O MESMO AMOR, A MESMA CHUVA (1999, 100´)
Jorge (Ricardo Darín) vive de escrever contos românticos para uma revista. Aos 28 anos, ele é uma jovem promessa da literatura argentina, mas não consegue se fazer notar. Uma noite ele conhece Laura (Soledad Villamil), uma garçonete que está à espera do namorado, do qual não tem notícias desde que ele partiu para o Uruguai alguns meses antes. Jorge e Laura ficam muito unidos e a moça, ciente do grande talento do rapaz, tenta convencê-lo a partir para a literatura propriamente dita. Com o tempo a relação vai se desgastando e eles acabam rompendo. É mostrada a trajetória dos dois personagens ao longo de duas décadas, com suas alegrias, desilusões e esperanças.

Dia 1º/03, domingo às 19h

O FILHO DA NOIVA (2001, 125´)
Aos 42 anos Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai. Rafael raramente visita sua mãe, Norma (Norma Aleandro), que está perdendo a memória, pois ela sempre implica com suas acompanhantes. Sua ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty (Natalia Verbeke), atual namorada de Rafael, que sempre lhe exige atenção e comprometimento. Em meio a todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.

Direção: Juan José Campanella

Classificação Indicativa: 14 anos
Horário: 17h apenas dia 1º/03 e 19h de 27/02 a 1º/03
Local: Cinemateca

Ingresso: gratuito

Desenvolvido por ledz.com.br