Eventos

MOSTRA DE CINEMA MEXICANO

Não há mais como ignorar o cinema mexicano. Ao longo da história, diversos mexicanos ficaram famosos no mundo do cinema, mas eles estão cada vez mais presentes e mais poderosos.
Se antigamente havia Anthony Quinn, Cantinflas e Buñuel, hoje não faltam, entre atores, Gael García Bernal, Salma Hayek e Demián Bichir; ou entre diretores, os três amigos Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro e Alejandro González Iñárritu; ou entre diretores de outras funções, o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, por exemplo, vencedor de dois Oscars.
Em particular, temos as temporadas de 2006, 2013 e 2014, como provas definitivas de que o México tem talento de sobra no cinema.
Esta mostra pretende homenagear este país com a exibição de 3 de suas obras primas.


Curadora da Mostra: Rafaela Marengo
Diretora acadêmica do Centro Cultural da Espanha

Mais detalhes

A HISPANIDADE VAI AO CINEMA

Celebrando o dia da Hispanidade comemorado em 12 de outubro, o CENTRO CULTURAL DA ESPANHA e a FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA realizam a Mostra de Cinema Hispânico nos dias 8, 9, 10 e 11/10 às 19:30 na Cinemateca de Curitiba.
Os filmes serão exibidos com áudio original em espanhol e legendas em português.
Entrada gratuita.
Filmes exibidos:
08/10 às 19:30h: CONTRACORRENTE
09/10 às 19:30h: ISMAEL
10/10 às 19:30h: DESPUÉS DE LUCÍA
11/10 às 19:30h: VIUDAS

Mais detalhes

MOSTRA DE CINEMA CHILENO

Filmes
MACHUCA
(MACHUCA, 2004) LEGENDADO EM PORTUGUÊS
Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.
Exibição: 30/07/2015
Horário: 19:30

Mais detalhes

MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO: JUAN JOSÉ CAMPANELLA

Juan José Campanella (Buenos Aires, 19 de julho de 1959) é um diretor de cinema argentino vencedor do Oscar e ganhador de dois prêmios Emmy. Desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos onde trabalhou em séries com Law & Order, Dr. House e 30 Rock. Alguns dos seus principais filmes serão exibidos nesta Mostra de Cinema Argentino, parceria com a FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA.

Mais detalhes

MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO – RICARDO DARÍN

CINEMATECA DE CURITIBA

Ricardo Darín (Buenos Aires, 16 de janeiro de 1957) é um ator e diretor argentino. Tendo atuado por diversos anos em séries de televisão e migrado posteriormente para o teatro e o cinema, é considerado atualmente como um dos melhores e mais populares atores de seu país.
Darín venceu o Prêmio Konex de Diamante, um dos mais prestigiados da Argentina, sendo considerado como a personalidade mais importante do entretenimento argentino da última década.

Os Filmes exibidos serão:
Dia 29/01 – O Filho da Noiva
Dia 30/01 – Kamchatka
Dia 31/01 – Clube da Lua
Dia 01/02 – Um Conto Chinês
Todas as sessões serão às 20hs.

Curadora da Mostra: Rafaela Marengo
Diretora acadêmica do Centro Cultural da Espanha.

ENTRADA GRATUITA

Mais detalhes

A HISPANIDADE VAI AO CINEMA

Dia 12 de outubro é comemorado o DIA DA HISPANIDADE e para celebrar esta data o CENTRO CULTURAL DA ESPANHA e a FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA realizam a Mostra de Cinema Hispânico.

Quando? Dias 14, 15, 16 e 17 de outubro sempre às 19:30hs

Onde? Cinemateca de Curitiba

Os filmes serão exibidos com áudio original em espanhol e legendas em português.
Entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO:

NO
14/10 às 19:30h.

Filme chileno de 2012 dirigido por Pablo Larraín, escrito por Pedro Peirano, baseado na peça inédita El Plebiscito de Antonio Skármeta, e estrelado por Gael García Bernal. O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro no Oscar 2013.
Depois de quinze anos de uma ditadura militar, o povo é chamado para votar se o General Augusto Pinochet fica no poder através de um plebiscito nacional.

LA TETA ASUSTADA
15/10 às 19:30h

É um filme peruano dirigido por Claudia Llosa que estreou em 2009. Foi ganhador do Festival de Cinema de Havana e do Urso de Ouro de 2009.
A história centra-se em Fausta (Magaly Solier), uma jovem mulher que (de acordo com suas crenças) têm uma doença chamada "teta asustada", uma doença rara, transmitida pelo medo e sofrimento de mãe para filho através do leite materno, porque sua mãe foi estuprada por terroristas em um momento muito difícil no Peru na década de 1980.


7 DÍAS EN LA HABANA
16/10 às 19:30h

Filme franco-espanhol de gênero costumista de 2012. São sete curtas que narram e plasmam a vida de distintos personagens em La Habana. Cada curta corresponde com um dia e um diretor: Benicio del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Gaspar Noé, Juan Carlos Tabío y Laurent Cantet. Cada uma das sete histórias tem um argumento diferente e independente, mas com pontos em comum. As locações que contribuiram para criar um nexo de união são lugares emblemáticos de La Habana, como o Hotel Nacional ou o Malecón, que se transformam em cenário comum para alguns dos capítulos.


SÉPTIMO
17/10 às 19:30h

Produção argentina e española, este suspense que prende sua atenção do começo ao fim traz Ricardo Darín como Sebestián na busca desesperada dos filhos, que sumiram misteriosamente enquanto desciam as escadas do prédio em que mora a família. O desfecho é surpreendente. No papel da mãe Belén Rueda.

Mais detalhes

Desenvolvido por ledz.com.br