ESPANHOL JURÍDICO

27/12/2009 | voltar

1. INTRODUÇÃO

Produto da globalização econômica, a imersão do Brasil no atual contexto internacional, o fortalecimento do Mercosul, os negócios com América Latina e Espanha estão na ordem do dia.
Empresários e seus negociadores se vêem obrigados a dominar esta língua que pode parecer de fácil compreensão, mas que na prática dá lugar a numerosos equívocos. Como conseqüência, pleitos e divergências comerciais resolvem-se no campo jurídico.
LEGALMENTE, Curso Específico de espanhol para profissionais e estudantes de Direito, publicado por JURUÁ Editora, é um método de uso exclusivo, contrastante com o português e que dará ao aluno as ferramentas necessárias para expressar-se, tanto na língua falada quanto na escrita, de forma objetiva e direta, em menos de um ano (curso intensivo). Além de ser um curso de extensão universitária é também preparatório para professores de espanhol nesta área.
Para garantir o sucesso e a qualidade do ensino, o método segue um rigoroso controle de qualidade tanto no que se refere ao material didático quanto na seleção e capacitação dos professores.

2. OBJETIVO

Oferecer um material prático e eficaz que permita ao aluno ou profissional de Direito, dominar a comunicação em espanhol, através da expressão oral, escrita, auditiva e leitura.

3. JUSTIFICATIVA

O conteúdo do curso está relacionado com a legislação de países hispânicos, com ênfase no objetivo principal de oferecer as ferramentas indispensáveis para um excelente desempenho na interpretação de textos e documentos jurídicos em cursos de Pós-graduação, inclusive, em Universidades Ibero-americanas.
Pelas próprias características o curso motiva ao aluno:
• Na escrita, na produção de peças jurídicas.
• Na expressão oral, com dinâmicas de Roll – Playing e também nos debates sobre temas jurídicos sugeridos no livro onde o aluno é estimulado a argumentar de forma oral e escrita.
• A natural comparação com a legislação brasileira.
• O interesse na idiossincrasia dos diferentes povos hispânicos. LEGALMENTE mostra as variantes léxicas regionais, curiosidades e história dos países latino-americanos.
4. DESCRIÇÃO DO LIVRO

O aluno encontrará uma gramática condensada da língua espanhola, comparativa com o português, de fácil consulta e compreensão. Permite a visão global, mas detalhada, da gramática normativa espanhola. Enfatiza as diferenças entre o português e o espanhol.
O livro, com 208 páginas, está dividido em três partes:
Primeira Parte:
• Todos os pontos gramaticais apresentados em forma de quadros sinópticos com ênfase nas explicações dos temas de conflito com relação à língua portuguesa.
• Vocabulários temáticos detalhados.
• Modelos de diversos documentos, Currículum e cartas comerciais.
• Exercícios práticos de execução individual ou em grupo.
• Extensa informação sobre a história, a música e as curiosidades dos países hispânicos e um capítulo sobre a história do Descobrimento de América e a difusão da Língua Espanhola.
• Roll-playing sobre temas jurídicos. Argumentação oral e escrita.
• Redação de peças jurídicas.
Segunda Parte:
• Leituras: oferece ao aluno um estímulo para o debate aberto sobre temas de atualidade relacionados totalmente ao Direito e que permite uma automática comparação da legislação atuante.
Terceira Parte:
• Exercícios: apresenta um complemento de exercícios para um melhor aproveitamento na sala de aula ou em casa.

5. METODOLOGIA DE ENSINO OU (DETALHAMENTO DAS AULAS)

Baseado no enfoque por tarefas de abordagem construtivista propõe a construção dos conhecimentos de forma ativa, criativa e autêntica. A publicação, dirigida a profissionais em geral, juizes, promotores, advogados, estudantes do Ensino Médio e Superior orientados ao estudo do Direito.




6. RESULTADOS ESPERADOS

O curso visa a preparação do aluno para um excelente desempenho tanto nas Relações Humanas quanto em:
Curso de pós-graduação no exterior em paises hispânicos.
Exames para concursos públicos em Língua Espanhola.
Exames de proficiência de Espanhol como língua estrangeira (CELU - Salamanca)
Correta interpretação de documentos.


7. CONCLUSÃO

A importância deste curso é o potencial e capacidade necessária que ele tem para promover o espanhol na área de Direito. Através do curso e do livro específicos de espanhol, os alunos terão uma oportunidade única, rápida e eficaz de dominar um dos idiomas mais falados e difundidos no mundo.
Trata-se de um curso apoiado em um livro de edição brasileira, com formato simples, atualizado e de fácil compreensão, inovador, criativo, diferenciado dos que já foram criados anteriormente.

Desenvolvido por ledz.com.br