Eventos

O SABOR DO MÉXICO: TOTOPOS COM GUACAMOLE

Os nachos (totopos) foram criados pelo mexicano Ignacio (Nacho) Anaya, um dia em que só sobraram "tortillas" de milho e queijo cheddar para elaborar um prato. Quanto ao guacamole, conta a lenda que fui o próprio deus Quetzalcoatl que ditou a receita aos índios toltecas. Guacamole vem da contração de duas palavras no idioma náhuatl: ahuacatl (aguacate em espanhol e abacate em português) e molli (salsa em espanhol e molho em português).
Venha saborear esta delícia que será servida nos intervalos de aula durante os dias 8, 9, 10 e 11 de abril no CENTRO CULTURAL DA ESPANHA.
Entrada Gratuita. Reserva antecipada para não alunos por telefone.

Mais detalhes

BATE-PAPO: PRÓXIMO DESTINO - MÉXICO

O “Zócalo” na Cidade do México, construído sobre o epicentro de Tenochtitlan (capital da cultura Azteca).
Cancún reconocido como a entrada ao Mundo Maya.
Duas culturas, dois mundos distintos, um mesmo país: México
Venha conhecer as grandes diferenças entre estas duas culturas para desfrutar ao máximo de sua próxima viagem.
Com o mexicano Alejandro López

Créditos da foto: Visit México

DIA 13 DE MARÇO ÀS 19:30 NA FNAC - PARK SHOPING BARIGUI

ENTRADA GRATUITA. RESERVE SEU LUGAR.

Mais detalhes

MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO: JUAN JOSÉ CAMPANELLA

Juan José Campanella (Buenos Aires, 19 de julho de 1959) é um diretor de cinema argentino vencedor do Oscar e ganhador de dois prêmios Emmy. Desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos onde trabalhou em séries com Law & Order, Dr. House e 30 Rock. Alguns dos seus principais filmes serão exibidos nesta Mostra de Cinema Argentino, parceria com a FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA.

Mais detalhes

EXPOSIÇÃO DE ARTE: RETALHOS DE GAUDÍ

As envolventes margens da arte arquitetônica, natureza e urbanismo, resultam em referências e criações artísticas para Cecifrance Aquino, artista simbolista, que apresenta em continuidade de sua série “Retalhos de Gaudí”, uma vibrante, colida e mosaicista pintura bidimensional apreciativa que homenageia o grande arquiteto catalão Antoni Gaudí através de sua grande obra, o Parque Güell no distrito de Gràcia em Barcelona, Espanha.
A matéria plástica que ocupa os bidimensionais da artista espelha em perfeitas composições pictóricas, as cerâmicas, vitrais e rejuntes tão bem elabados p Gaudí neste parque urbano. Certamente se ele vivesse hoje, contemplaria com admiração esta ode artística em alusão aos seus monumentos que embelezam a metrópole catalã.
“Na verdade este trabalho iniciou pela minha fixação no trabalho dele no parque Güell misturando restos de azulejos utilizados em obras da cidade na época. Essa mistura é que é fascinante!”, relata a artista.
Uma influência mourisca e mediterrânea na península ibérica ressalta a beleza da arte policromática e rica em detalhes que identificam bem as obras produzidas p Cecifrance Aquino, e nos fazem viajar a uma Barcelona histórica contada em “cacos” pictóricos nesta mostra cultural.
Em sua sensibilidade, a artista soube unir “Retalhos de Gaudí” em janelas visuais que constroem esta arquitetura plástica em acrílicas sobre “canvas” que ao observad figuram em harmonia artística, é o modernismo catalão contempaneizado p Cecifrance Aquino.
Canvas: Telas, tecidos que suptam pinturas artísticas

Texto e curadia: Eloir Jr.
ientação: Carla Schwab

COQUETEL DE ABERTURA: 20 DE MARÇO ÀS 20H
EXPOSIÇÃO DE 20/03 ÀS 23/05
ENTRADA GRATUITA
RESERVE SEU LUGAR PELO TEL 3363-7747

Mais detalhes

CONTAÇÃO DE CONTOS EM ESPANHOL:

Jeff Castro é costarriquenho. Artista, codiretor de espetáculos e projetos de narração tem vasta experiência cênica e uma forma de contar histórias que vai te impressionar. Desde o ano passado morando em Curitiba e colaborando com o Centro Cultural da Espanha, tem uma técnica impecável na arte de prender a atenção do público. “Cuentos a dos mares” fala de maneira poética de como a Costa Rica, devido a sua posição geográfica, “conversa” com os dois oceanos, de um lado o Pacífico e de outro o Atlântico.
LUGAR: FNAC (PARK SHOPPING BARIGUI)
DATA: Sexta-feira 06/02 às 19:30
ENTRADA GRATUITA.

Mais detalhes

MOSTRA DE CINEMA ARGENTINO – RICARDO DARÍN

CINEMATECA DE CURITIBA

Ricardo Darín (Buenos Aires, 16 de janeiro de 1957) é um ator e diretor argentino. Tendo atuado por diversos anos em séries de televisão e migrado posteriormente para o teatro e o cinema, é considerado atualmente como um dos melhores e mais populares atores de seu país.
Darín venceu o Prêmio Konex de Diamante, um dos mais prestigiados da Argentina, sendo considerado como a personalidade mais importante do entretenimento argentino da última década.

Os Filmes exibidos serão:
Dia 29/01 – O Filho da Noiva
Dia 30/01 – Kamchatka
Dia 31/01 – Clube da Lua
Dia 01/02 – Um Conto Chinês
Todas as sessões serão às 20hs.

Curadora da Mostra: Rafaela Marengo
Diretora acadêmica do Centro Cultural da Espanha.

ENTRADA GRATUITA

Mais detalhes

Desenvolvido por ledz.com.br