MATÉRIA NO JORNAL BEM PARANÁ SOBRE EXPOSIÇÃO NO CCE

20/07/2017 | voltar

Confira a matéria vinculada no Bem Paraná sobre a Exposição DE DOM PRA DOM.

http://www.bemparana.com.br/noticia/515282/dom-quixote-de-la-mancha-na-imaginacao-de-artista


Dom Quixote de La Mancha na imaginação de artista
Artista e estilista curitibano retrata seu herói de infância em quadros

Na infância, Gilmar Dal Santo era diferente dos demais garotos com quem convivia. Enquanto a maioria idolatrava super-heróis oriundos das páginas de histórias em quadrinho, como o Capitão América, o Homem-Aranha e o Homem de Ferro, o curitibano tinha como seu herói Dom Quixote de la Mancha, o fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria, na obra criada por Miguel de Cervantes Saavedra.

Já na maturidade, o estilista e professor de história da moda terá a oportunidade de transformar uma de suas grandes paixões em arte. É que no próximo sábado, dia 22, acontece a primeira exposição \"De Dom Pra Dom\", no Espaço Cultural da Espanha, às 19horas.

A exposição reunirá, ao todo, 20 obras criadas pelo artista paranaense, autodidata na arte do desenho, todas contando um pouco da história e das aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança, o fiel amigo e companheiro do cavaleiro errante.

Premiado com Agulhas da Alta Moda Brasileira (Agulhas de Ouro) nos anos 2001 e 2002, em São Paulo, Gil, como é chamado pelos mais próximos, teve seu primeiro contato com a obra de Cervantes aos nove anos de idade. A cada página lida, criava em sua mente as imagens sobre o Cavaleiro da Triste Figura, aproveitando a ausência de ilustrações na obra para dar asas à imaginação.

Foi assim, inclusive, que ele fez suas primeiras empreitadas no mundo do desenho, na escola e em casa, dando cores e rosto ao seu “Dom Quixote” imaginário.

“Enquanto os demais meninos da minha idade se encantavam com os quadrinhos de Stan Lee, eu, nas brincadeiras de infância, queria ser o Dom Quixote. Um dia um amiguinho, indignado, me perguntou com certa impaciência: \'Meu Deus! Quem é esse tal de Dom Quixote que você tanto fala?\' Pulei o muro de volta para casa, fui até minha pasta do colégio e voltei com alguns desenhos. Orgulhoso, disse ao amigo, apontando para o desenho: \'Está vendo?... Este é o Dom Quixote de la Mancha\'.”



Serviço
Exposição “DE DOM PRA DOM”
Data abertura: 22/07/2017, às 19h
Local: Centro Cultural da Espanha - Rua Dr. Faivre, 93
A exposição fica até 20/10.



Obras expostas
Triste Caricatura
Cavalgada I
Descanso
Sentinela
O Discurso
Quixotada
O Exército de Ovelhas
Fúria de Gigantes
Dom Quixote dos Pinhais
Dueto
Quixotesco
Rocinante
Metamorfose
Da Espanha para o mundo
Cavalgada a Castela Mancha
A Sobrinha Antonia e o Cavaleiro da Triste Figura
Sancho, amada Dulcinéia, Dom Alonso Quixano
Delírios e Paixão
Temporal
Isabel e Miguel de Cervantes

Desenvolvido por ledz.com.br