Eventos

Tarde Hispânica - CCE de portas abertas

O CCE convida seus alunos, professores e toda a comunidade para celebrar a hispanidade no sábado dia 7 de dezembro das 13h às 18h em sua sede no centro de Curitiba.
Será uma tarde em que todos terão a oportunidade de participar de oficinas gratuitas, degustar pratos típicos do mundo hispânico e ouvir música de qualidade.

Oficinas:
- Psicologia da arte de Dalí.
Qual o significado das pinturas do artista mais excêntrico do mundo espanhol? O que se esconde por trás de cada obra onírica do autor destas obras? O que dizer do inconsciente que tentava plasmar em cada quadro tão peculiar? Como a personalidade deste gênio influenciou suas diferentes realizações? O Centro Cultural da Espanha traz a psicóloga espanhola Ester Utrilla para tratar destas e outras questões em um bate-papo em espanhol sobre a psicologia da arte de Salvador Dalí.

- Puebla, um destino do México.
Puebla é a cidade com maior influência espanhola no México. É a típica cidade do interior que mantém algumas características atrativas: uma catedral antiga na cidade, uma praça com coreto, postes de luz à moda antiga, casas coloniais...
O mexicano Luis Prado nos levará por suas ruas através de um bate-papo agradável e cheio que imagens.

- A "Movida Madrileña"
A Movida Madrilenha foi um movimento contracultural surgido em Madri em meados da década de 1970 durante os primeiros anos da transição da Espanha pós-franquista. Se estendeu rapidamente e com carácter nacional por toda a Espanha na chamada Movida Espanhola. Nesse período, a noite madrilenha foi muito ativa, não só pelas saídas noctívagas da juventude, mas também por causa de um interesse incomum nas chamadas "culturas alternativas" ou "subterrâneas" (underground), tendo o cineasta Pedro Almodóvar como seu grande expoente.
Fernanda Moura nos contará como este movimento impactou a cultura espanhola principalmente no âmbito musical.

- O Espanhol: uma experiência musical
A palavra experiência vem do latim experiri, provar (experimentar). A experiência é em primeiro lugar um encontro ou uma relação com algo que se experimenta, que se prova. Temos cada vez menos tempo para vivenciar experiências seja pela ênfase que se dá à informação, à opinião, seja porque tudo é rápido demais. A ousada proposta de Evandro Matozo é a de que paremos o tempo para nos deliciarmos com um potpourri de músicas do cancioneiro latino-americano que culminará com uma apresentação ao vivo, ao final de todas as oficinas.

Gastronomia colombiana: Obleas Originales (arepas, empanadas, suco de lulo e obleas)
Gastronomia mexicana: Lucha Libre

Haverá homenagem aos alunos que concluíram o curso superior de espanhol ao longo deste ano.

Entrada gratuita, retire seu ingresso com antecedência na secretaria do CCE - Rua Dr. Faivre, 93 Centro Curitiba.

Mais detalhes

Sangue de Almodóvar - Diálogos sobre o cinema de Almodóvar

Sensações, sentimentos, lembranças e personagens na filmografia de Almodóvar. Uma tarde de conversa regada à pipoca e arte com o cineasta João Solda.
Adquira entrada na secretaria do CCE.
Informações: 3363-7747 ou por whatsapp 98504-1195

Mais detalhes

Mostra Entre línguas - Vídeo experimental argentino

Mais detalhes

Degustação de "Pan de Muertos"

Os mexicanos têm uma visão muito particular sobre a morte. Para eles, o pior que pode acontecer a alguém é cair no esquecimento. Por isso, celebram seus antepassados com festa e alegria: manter viva a memória deles é o modo mais adequado de honrá-los. E, já que é assim, os mexicanos ficam à vontade para brincar com a morte. Um ditado popular ensina: "La muerte está tan segura de alcanzarte, que te da toda una vida de ventaja” (a morte tem tanta certeza de que vai te pegar, que te dá uma vida inteira de vantagem). Autêntica celebração da vida!

Neste encontro terá a oportunidade de provar o Pan de Muertos, típico nas celebrações dos dias dos mortos no México.

Entrada gratuita, reserve seu lugar

Mais detalhes

CCE CONVIDA

Convidamos a todos para o espetáculo de 15 anos do Estudio Aire Flamenco:

AIREAR – 15 anos do Estudio Aire Flamenco
Espetáculo de dança e música flamenca, dia 26 de outubro 20h, no Teatro da Reitoria

Mais detalhes

Té cuento

Encontro em espanhol de pessoas que queiram compartilhar suas experiências em países onde o espanhol é língua oficial. Tem como objetivo inspirar aos participantes a realizarem viagens para prática do idioma e conhecimento de sua cultura.
Sempre na última sexta-feira do mês.

No CENTRO CULTURAL DA ESPANHA
Dia 25/10/19 das 18h30 às 19h30 o Té Cuento será sobre Salta (Argentina), com o argentino Luciano Paltrinieri.
Entrada gratuita. Reserve seu lugar!

Mais detalhes

Desenvolvido por ledz.com.br